VIII Mostra Cultural


  VIII MOSTRA CULTURAL
 
 
           Por iniciativa do seu Presidente e Babalorisa Paulo José de Ogún, o Ase Ogún Alakoro vem promovendo anualmente, a partir de 2007 a sua Mostra Cultural como parte do projeto “Preservando os Valores das Raízes Afros”. Nas edições já realizadas, a Instituição procurou debater temas que são, ao mesmo tempo, ligados à religião e de reconhecido interesse público como; Preservação das raízes africanas, preservação da natureza, diversidade religiosa, a importância e o poder da mulher na sociedade, etc. O objetivo deste evento é o resgate dos valores afros, e a disseminação da cultura afro-brasileira. Para fundamentação da proposta são realizadas diversas atividades tais como: Palestras, debates, exposições, oficinas, apresentações musicais e etc.
           A partir deste contexto, fica visível que a preservação da herança cultural africana, é pressuposto de extrema relevância para a instituição, visto que o Candomblé é por si só uma rica fonte de cultura, já que nele encontramos atividades e manifestações de forte apelo cultural tais como: música, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, formas de organização social e etc.
        A VIII Mostra Cultural traz o tema “Entre Terreiros e Quilombos Magé Mostra Seus Encantos” e fará homenagem ao município, que tem na sua formação histórica e cultural forte predominância do povo afro descendente.
           O evento será realizado no dia 16 de agosto de 2014, no Ile Ase Ogun Alakoro (Rua Angélica S/N, Lt 07 Qd 07, Bongaba-Magé) e terá o apoio da Prefeitura de Magé, Assoc. dos Amigos do Instituto Histórico, Assoc dos Prof e Pesquisadores de História e COMPPPIR.
           Você está convidado! Venha nos prestigiar com a sua presença!

Comentários