Para ler e refletir.


 

As sete leis espirituais do sucesso, por Deepak Chopra: 

A Lei da potencialidade
 
A lei da potencialidade pura é o retorno a nossa consciência divina e de infinitas possibilidades. Através da identificação com a potencialidade pura, acessamos a criatividade divina dentro de nós, revelando que podemos agir sob inspiração divina e cocriando uma realidade harmônica ao nosso redor, pelo fato de estarmos fundidos com nosso estado inicial. 

Exercícios para ativar a potencialidade pura

Reserve alguns minutos do seu dia para ficar em silêncio. Aquiete-se de seus pensamentos e anseios, descobrindo a paz que existe no silêncio e o bem que a serenidade lhe trará. Pratique a meditação sempre que puder, e outra dica é o não julgamento durante o seu dia. Não julgue nada como bom ou ruim, pois o julgamento é limitante e dependente. Quando nos desprendemos do julgamento, nos tornamos independentes do mundo manifesto (material).

2 A lei da dádiva

A lei da dádiva se assemelha com a vibração que sua alma tem e libera para as pessoas. Se você não entregar atitudes positivas de amor, você não a receberá de volta. E assim vale para tudo. 

Exercícios para ativar a lei da dádiva

Pratique o ato de dar ajuda a quem precisa. Pode ser uma oração, um pensamento positivo, um cumprimento ou qualquer atitude com boa intenção e perceba que criará prosperidade em todas as áreas da vida, recebendo do universo a vibração semelhante.
3 A lei da causa e efeito

Nossa vida é feita de escolhas o tempo todo, e na maioria das vezes, escolhemos inconscientemente algo, mas que acarretará um efeito na mesma proporção da escolha(causa). A escolha pela prosperidade, lhe fará mais próspero. A escolha pela paz, lhe trará mais situações de paz. Em contrapartida as escolhas que geram desconforto e sentimentos negativos lhe trarão efeitos semelhantes.

Exercícios para ativar a lei da causa e efeito

Observe suas escolhas diárias que até então eram inconscientes e traga-a para a consciência, analisando se as escolhas lhe geram conforto ou desconforto. Sinta a reação do seu coração em relação as suas escolhas. Existe a divindade dentro de nós que nos guia através do coração e sua vibração. Pergunte-se sempre se a escolha lhe fará bem ou mal, e desenvolva essa habilidade de tomar decisões assertivas com base na intuição do seu coração e não em condicionamentos automáticos da mente.

4 A lei do menor esforço

A quarta lei entre as sete leis espirituais do sucesso é composta pela aceitação, responsabilidade e distanciamento. A aceitação dos fatos, situações como elas são e não como você gostaria que fosse no momento. A responsabilidade é a atitude de não se culpar e não culpar ninguém por uma situação ou atitude. Agindo assim, abrirá a energia criativa do seu ser para a resolução das situações enxergadas como problemas.

Exercícios para ativar a lei do menor esforço

Aceite as situações  que  lhe ocorrem sem culpar ninguém, inclusive  você, agindo assim, abrirá  espaço  para a consciência divina interior agir  da  melhor forma. Cada problema  tem  uma oportunidade de crescimento ao mesmo tempo. Sabendo disso, podemos aproveitar os  problemas para nos  elevar em consciência. Desprenda-se  da  necessidade  de  convencer  os outros. O seu ponto de vista não deve ser confrontado com o de ninguém. Economize suas energias e resistências.

5 A lei da intenção e do desejo

O que difere um ser de outro é o conteúdo de energia e informação existente em seu corpo. Mas temos o poder de manipular as energias e informações existentes no Todo através dos nossos pensamentos, crenças, memórias, sentimentos e emoções. A nossa consciência (potencialidade pura) pode alterar o estado de energia e informação existente em nosso corpo quântico (onda de energia) e assim influenciar o estado das energias que estão em nosso redor. Aquiete seus pensamentos e emoções, e observe a paz que existe no silencio. Nesse momento você dá abertura para sentir o estado natural do Ser. 

Exercícios para ativar a lei da intenção e do desejo

Faça uma lista de seus desejos e tenha uma intenção criadora ao ler. Faça isso antes de dormir e ao acordar. Faça sem desprendimento de expectativas, e apenas confie no que acabou de cocriar e deixe o universo agir, vibrando as realizações através do que você intencionou com sentimento. Nunca duvide. O plano cósmico age de forma harmoniosa e com a sabedoria infinita de Deus.

6 A lei do desprendimento

A sexta lei entre as sete leis espirituais do sucesso refere-se ao conhecimento e entendimento da incerteza. O universo é formado por infinitas possibilidades, e o que nos aprisiona é a busca pela certeza em tudo que vivemos. Não devemos nos prender a uma resolução ou um só caminho. Abra espaço para a consciência infinita agir com várias possibilidades possíveis para atingir o seu desejo cocriado anteriormente. Basta, sentir, crer e desprender.  Quando pensamos e sentimos com o apego material a aquilo que se quer, estamos sofrendo influências do Ego, que é limitado e buscador de segurança em algo que não existe Agora. A consciência do seu Eu verdadeiro é sábia e poderosa. O poder do ser está em aceitar a incerteza como uma libertação do Ego, muitas vezes doentio.

Exercícios para ativar a lei do desprendimento
Aceite o dia de hoje como ele é sem resistências. Não Crie expectativas de como as coisas deveriam ser melhores do que são, apenas seja livre para ser quem você é agora. Desprenda do Ego insatisfeito, que busca a fuga do Agora. Inclua o princípio da incerteza como uma benção, pois a boa vontade em aceitá-la, irá manifestar a fonte de soluções infinitas disponíveis no universo e que age conforme seu desprendimento e vibração.

7 A lei do darma ou da finalidade da vida

Esta é a última lei entre As Sete Leis Espirituais do Sucesso por Deepak Chopra. A finalidade da vida pode ser entendida como a missão da sua alma. A descoberta do nosso Eu superior e qual talento que cada um tem, e pode utilizar para a sua própria satisfação e para o bem da humanidade. Todos nós somos seres espirituais habitando um corpo físico, e estamos aqui com um propósito. O acesso a esse propósito vem do autoconhecimento, desenvolvendo a percepção de Deus em você. Descubra o talento que você já tem em si próprio, mas que está encoberto pelo medo, ego, expectativas ligada ao plano material. A partir daí, você deve se perguntar como pode ajudar as pessoas com o seu talento? O que pode fazer pela humanidade através de seu dom. Nesse momento, você passa a criar o fluxo da prosperidade em sua vida, vivendo em harmonia com o seu Ser.

Exercícios para ativar a lei do darma ou da finalidade da vida

Descubra o poder do ser que dá vida ao seu corpo, dando-lhe atenção no silencio. Aprofunde-se na serenidade existente na alma e que a  partir  desse ponto  você  pode seguir consciente  da sua missão. Faça uma lista das coisas que gosta de fazer e que se sente bem, e  que  pode utilizar  para o bem  da  humanidade. Pergunte-se  o que  pode fazer  para  ajudar as pessoas? As  respostas são essenciais para descobrir sua verdadeira finalidade da vida.

Conclusão

As sete leis espirituais são direcionamentos para alcançarmos a realização espiritual e material. Perceba que a realização do que deseja, se faz na transformação interior de sua percepção. Invista em si mesmo, na espiritualidade que é nossa condição primária e viveremos o presente de forma abundante em possibilidades criativas, ajudando o desenvolvimento da humanidade.

Texto extraído do livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso  (Deepak Chopra)

Transcrito por Elemoso Oluwa T'ola

Comentários